Epístolas aos Coríntios - Parte 1

Posted by cerp On sexta-feira, 12 de abril de 2013 0 comentários

Assunto: As Epístolas de Corinto: “ Epístola Perdida” e “1 Coríntios”.
Texto Base: O Novo Testamento – Sua Origem e Análise; MERRILL C.TENNEY.
Propósito: Apresentar a missão paulina de pastoreio às igrejas Greco-romanas, no contexto de época e do cânon, bem como a temática das cartas com seus assuntos principais.

INTRODUÇÃO

            Estas duas epístolas paulinas para Corinto são escritas durante a terceira viagem missionária, configurando o contexto do trabalho paulino em Atos 19.

1) A EPÍSTOLA PERDIDA

a) Assunto: Fala sobre a pureza moral.  1 Cor. 5.9 é o texto que revela que foi escrita para instruir os crentes cristãos de Corinto, a se separarem dos crentes professos que persistiam no pecado da imoralidade.
b) Dificuldade: Tal missiva foi alvo de uma má interpretação da igreja, sendo necessário Paulo explicar que não advogava uma alienação dos cristãos da sociedade coríntia, mas sim, que era necessária uma separação absoluta da igreja para com o mal, imperante no ambiente moral de Corinto. 
c) Conteúdo: o teor completo é totalmente desconhecido. Teorias afirmam que fragmentos de 1 Cor. (16.12-20) e 2 Cor. (6.14-7.1) formam parte do texto desta epístola, preservados por Paulo nestas outras (??????).

2) 1 CORÍNTIOS

a) Data e ocasião: escrita em cerca de 55 d.C., da cidade de Éfeso, quando Paulo fazia planos para deixar a cidade (projeto dos donativos para os cristãos da Judéia – 1 Cor. 16.5-7).
b) Mensageiro: Timóteo levou 1 Coríntios de Éfeso até Corinto (1 Cor. 16.10)
c) Contexto:
- a igreja de Corinto se encontra em confusão, tanto por suas práticas imorais, como pela reação contra Paulo em face da epístola “perdida”. Paulo se preocupava com isso, desejava enviar para lá alguém de sua confiança, não obstante tal anseio não foi cumprido.
- Em Éfeso chegam até Paulo rumores dos problemas atravessados pela igreja, através de escravos de uma família coríntia (1 Cor. 1.11). São facções dentro da igreja, imoralidade sexual e litígios, temas que engendram as discussões e doutrinações de Paulo nos seis (6) primeiros capítulos da epístola.
- Também nesse período, três (3) membros da igreja de Corinto levam donativos a Paulo (1 Cor. 16.17), bem como uma carta da igreja com perguntas sobre questões ainda obscuras para eles, o que leva Paulo a formular a 2ª seção da epístola, escrevendo os capítulos 7-16 (ver 7.1, 25;8.1; 12.1; 16.1). São questões sobre casamento, virgens, oferendas a ídolos, ordem no culto, Santa Ceia, dons espirituais, ressurreição e ofertório, que levam Paulo a abordar novos temas na epístola.   
d) Conteúdo: diversificado, com variações que vão do cisma às finanças, do decoro na igreja à ressurreição.
e) Estilo: existe o uso de vários recursos literários na arte da escrita, tais como a lógica, o sarcasmo, imploração, censura, poesia, narrativa, exposição retórica. É contudo, um estilo de conversa informal mais do que de um ensaio teológico, como se Paulo estivesse conversando informalmente com os anciãos da igreja de Corinto.
 f) Tema: A cruz na ética da igreja. G.G. Findlay em The expositor’s Bible dá o tema de “A doutrina da cruz na sua aplicação social”. Disso, fica claro uma temática girando em torno do seguinte conflito: Idéias e experiências cristãs de conduta X  conceitos e práticas do mundo pagão.

3) APRECIAÇÃO DE 1 CORÍNTIOS
a) Os problemas da igreja serão resolvidos na ótica pastoral paulina, pela aplicação de princípios espirituais, evitando o expediente psicológico.
b) Resolução:
- CISMA – solução pela maturidade espiritual (3.1-9)
- FORNICAÇÃO – disciplina pela igreja (5.1-5)
- LITÍGIOS – arbitragem intra-comunidade cristã (6.1-6)
- CASAMENTO MISTO – objetivo de salvar o descrente e não afastá-lo (7.16)
- VIRGENS SOLTEIRAS – autodomínio ou casamento legal (7.36-37)
- OFERENDAS A ÍDOLOS E PORMENORES DE ADORAÇÃO– relacionamento com Deus (10.31; 11.13,32)
- DONS: administrados por Deus dentro da igreja (12.28).

CONCLUSÃO
1)     Timóteo levou esta epístola aos coríntios, e qual foi o resultado?
2)     Na próxima aula veremos o desenrolar da questão coríntia na 2ª epístola.

Rev. Djilas de Abreu


0 comentários:

Postar um comentário