CORINTO E SUAS CORRESPONDÊNCIAS - I

Posted by cerp On terça-feira, 2 de abril de 2013 0 comentários



                                                                                 
 NT II
Assunto: O surgimento da Igreja de Corinto
Texto Base: O Novo Testamento – Sua Origem e Análise; MERRILL C.TENNEY.
Propósito: Estabelecer a compreensão dos fundamentos das epístolas aos coríntios, a fim de dar aos alunos o contexto histórico e cultural delas.

INTRODUÇÃO

            Paulo realizou três viagens missionárias de plantação e revitalização de igrejas no mundo Greco-romano do século I. A igreja de Corinto foi fundada em sua segunda viagem, conforme a narrativa lucana em Atos 18. A correspondência paulina para esta igreja ocorre durante a terceira viagem, configurando o contexto das epístolas Atos 19.

1) A CIDADE DE CORINTO

Capital política da Acaia, província romana, que era residência de um governador proconsular (At. 18.12).
Era um importante centro comercial, tendo dois portos de mar: Lequeu e Cencreia. A cidade tinha população cosmopolita,ostentadora e enriquecida, desportiva e imoral. Os coríntios eram tidos moralmente como os de mais baixo padrão do Império Romano (1000 sacerdotisas prostitutas no templo de Afrodite).

2) O TRABALHO DE PAULO EM CORINTO

            Paulo esteve lá por 1 ½ ano (Atos 18.11), entre 51 d.C. – 53 d.C.; chegou na cidade em depressão de espírito (1 Cor. 2.3). Com pouco dinheiro colocou-se a fazer tendas, empregando-se com Áquila e Priscila, e com eles encontrando abrigo, emprego e comunhão (2 Cor. 11.6-7).
            Com a chegada de Silas e Timóteo na cidade, voltou-lhe o sustento das ofertas das igrejas (Atos 18.5; Filip. 4.15-16), com isso, se entregando totalmente ao Kerygma. Foi rejeitado na sinagoga local, e passou a pregar no lar de um temente a Deus, chamado Tício Justo. Contudo, Crispo, o chefe da sinagoga creu, e com ele, muitos coríntios. Houve perseguição intensa dos judeus e muito desgaste, além de uma estratégia missionária bastante difícil para Paulo (1 Cor. 2.1). Porém, Paulo permaneceu na cidade por causa de uma visão celestial (Atos 18.9-11).
            O apóstolo saiu de Corinto para o oriente, parando em Éfeso com o casal missionário, onde iniciou um ministério rápido. De Éfeso voltou a Antioquia, passando por Cesaréia e Jerusalém.

3) A CORRESPONDÊNCIA A CORINTO

            Após sair novamente de Antioquia na terceira viagem missionária, Paulo se estabelece em Éfeso por 2 anos  (Atos 19. 8-10). De Éfeso comunica-se com Corinto para apoiar os cristãos locais em suas dificuldades.
            Problema de Corinto: Igreja composta em grande parte por gentios, pouco familiarizada com os escritos do AT. Agregando-se a isso, os coríntios possuíam antecedentes religiosos e morais extremamente opostos ao padrão ético tanto do judaísmo quanto do cristianismo.

            Ministério de Apolo: Paulo o apreciava e recomendava aos coríntios (1 Cor. 16.12), sendo atraente por sua cultura e também, por fazer frente aos judeus na exposição do AT (At. 18.27-28).

            Havia em Corinto influência de Pedro? No NT nenhum pormenor aprece que vincule uma passagem de Pedro por lá. Não obstante pelo fato de Pedro ser um pregador itinerante (1 Cor. 9.5), e por grupos da igreja local tê-lo como um de seus campeões (1 Cor. 1.12), tal hipótese não pode ser descartada.

            A carta perdida: Foi escrita uma carta antes das epístolas canônicas, para tratar de imoralidade na igreja de Corinto (1 Cor. 5.9). Nela, Paulo foi mal interpretado, e precisou explicar em 1 Coríntios que não estava advogando uma alienação dos cristãos da sociedade coríntia, mas sim, que era necessária a   separação dos crentes professos que persistiam no pecado da imoralidade.

ESBOÇO DA AULA:
  • As 3 viagens missionárias de Paulo.
  • Origem da Igreja de Corinto (Atos 18 – 2ª viagem missionária).
  • Correspondência aos coríntios (Atos 19 – pano de fundo da 3ª viagem missionária; a carta perdida em 1 cor. 5.9).

  


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