NT
II
Assunto: O surgimento da Igreja de Corinto
Texto Base: O Novo Testamento – Sua Origem e Análise;
MERRILL C.TENNEY.
Propósito: Estabelecer a compreensão dos fundamentos das
epístolas aos coríntios, a fim de dar aos alunos o contexto histórico e
cultural delas.
INTRODUÇÃO
Paulo realizou três viagens
missionárias de plantação e revitalização de igrejas no mundo Greco-romano do século
I. A igreja de Corinto foi fundada em sua segunda viagem, conforme a narrativa
lucana em Atos 18. A
correspondência paulina para esta igreja ocorre durante a terceira viagem,
configurando o contexto das epístolas Atos 19.
1) A CIDADE DE CORINTO
Capital política da Acaia, província romana, que era
residência de um governador proconsular (At. 18.12).
Era um importante centro comercial, tendo dois portos
de mar: Lequeu e Cencreia. A cidade tinha população cosmopolita,ostentadora e
enriquecida, desportiva e imoral. Os coríntios eram tidos moralmente como os de
mais baixo padrão do Império Romano (1000 sacerdotisas prostitutas no templo de
Afrodite).
2) O TRABALHO DE PAULO EM CORINTO
Paulo esteve lá por 1 ½ ano (Atos
18.11), entre 51 d.C. – 53 d.C.; chegou na cidade em depressão de espírito (1
Cor. 2.3). Com pouco dinheiro colocou-se a fazer tendas, empregando-se com
Áquila e Priscila, e com eles encontrando abrigo, emprego e comunhão (2 Cor.
11.6-7).
Com a chegada de Silas e Timóteo na
cidade, voltou-lhe o sustento das ofertas das igrejas (Atos 18.5; Filip.
4.15-16), com isso, se entregando totalmente ao Kerygma. Foi rejeitado na
sinagoga local, e passou a pregar no lar de um temente a Deus, chamado Tício
Justo. Contudo, Crispo, o chefe da sinagoga creu, e com ele, muitos coríntios.
Houve perseguição intensa dos judeus e muito desgaste, além de uma estratégia
missionária bastante difícil para Paulo (1 Cor. 2.1). Porém, Paulo permaneceu
na cidade por causa de uma visão celestial (Atos 18.9-11).
O apóstolo saiu de Corinto para o
oriente, parando em Éfeso com o casal missionário, onde iniciou um ministério
rápido. De Éfeso voltou a Antioquia, passando por Cesaréia e Jerusalém.
3) A CORRESPONDÊNCIA A CORINTO
Após sair novamente de Antioquia na
terceira viagem missionária, Paulo se estabelece em Éfeso por 2 anos (Atos 19. 8-10). De Éfeso comunica-se com
Corinto para apoiar os cristãos locais em suas dificuldades.
Problema de Corinto: Igreja composta
em grande parte por gentios, pouco familiarizada com os escritos do AT.
Agregando-se a isso, os coríntios possuíam antecedentes religiosos e morais
extremamente opostos ao padrão ético tanto do judaísmo quanto do cristianismo.
Ministério de Apolo: Paulo o
apreciava e recomendava aos coríntios (1 Cor. 16.12), sendo atraente por sua
cultura e também, por fazer frente aos judeus na exposição do AT (At.
18.27-28).
Havia em Corinto influência de
Pedro? No NT nenhum pormenor aprece que vincule uma passagem de Pedro por
lá. Não obstante pelo fato de Pedro ser um pregador itinerante (1 Cor. 9.5), e
por grupos da igreja local tê-lo como um de seus campeões (1 Cor. 1.12), tal
hipótese não pode ser descartada.
A carta perdida: Foi escrita
uma carta antes das epístolas canônicas, para tratar de imoralidade na igreja
de Corinto (1 Cor. 5.9). Nela, Paulo foi mal interpretado, e precisou explicar
em 1 Coríntios que não estava advogando uma alienação dos cristãos da sociedade
coríntia, mas sim, que era necessária a
separação dos crentes professos que persistiam no pecado da imoralidade.
ESBOÇO
DA AULA:
- As 3 viagens
missionárias de Paulo.
- Origem da Igreja de
Corinto (Atos 18 – 2ª viagem missionária).
- Correspondência aos
coríntios (Atos 19 – pano de fundo da 3ª viagem missionária; a carta
perdida em 1 cor. 5.9).
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