I Tessalonicenses

Posted by cerp On sexta-feira, 15 de março de 2013 0 comentários

Assunto: Epístolas Paulinas: Tessalonicenses
Texto: O Novo Testamento - sua origem e análise, TENNEY, pgs. 291-295
Propósito: mostrar que estas epístolas já tratam em sua maior concentração, na resolução de problemas de cristãos gentios nas igrejas do mundo greco-romano.
Método; expositivo - interativo

Conteúdo
1) Chamada da Macedônia - Atos 16.9 - * evangelização da Europa e do mundo ocidental pela resposta à chamada.
* apoio de Lucas à comitiva (At.16.10, pronome na 1a pessoa do plural).
* Filipos (At. 16.12ss)
* Tessalônica (At. 17.6)
- centro comercial... Colônia judaica tinha sinagoga onde Paulo pregou 3 semanas: O Messias das Escrituras devia morrer e ressuscitar dos mortos...Jesus de Nazaré era o Messias (17.3)...Logo, todo verdadeiro judeus deve aceitá-lo imediatamente.
- opiniões divididas entre os judeus (um pequeno grupo creu)... Grande reação favorável entre os gregos prosélitos. Surge tensão entre os conversos e os judeus que rejeitaram o evangelho. Oposição intensa aos evangelistas que fogem da cidade para Beréia... Igreja tessalonicense floresceu, e Silas com Timóteo ficaram ali para completar a obra...
- Timóteo leva-lhe notícias em Atenas da agitação e aflição da igreja macedônica na prova da tentação, e Paulo o manda voltar  e encorajar a igreja a preparar um relatório quanto à maneira como ela resistia à prova - 1 Ts. 3.1-5.

2) As Epístolas aos Tessalonicenses
Algum tempo depois  (+ou- 1ou 2 anos) quando Paulo está em Corinto, Timóteo leva-lhe o relatório com o nome de Silas (1a Epístola oriunda deste) e alguns meses depois, outras indagações da igreja originando a 2a epístola.
a) Estas Epístolas aos Tessalonicenses apresentam a primeira discussão pormenorizada sobre o regresso de Cristo ao mundo. Não obstante o assunto ter sido focado rapidamente por Pedro (At. 3.21), pelo próprio Paulo (At. 17.31) e Tiago (Tg. 5.7-8).
b) Conteúdo de 1a Tessalonicenses:
- louvor pela firmeza dos tessalonicenses frente às perseguições dos judeus e autoridade apostólica pastoral de Paulo (caps. 1-3);
- correção de erros e mal-entendidos entre eles sobre moralidade sexual, conduta social e escatologia. (caps. 4-5)
- problemas na epístola são dificuldades dos conversos gentios quanto à fornicação e ociosidade (4.12)
c) Sobre a 2a vinda:
- é provável que os tessalonicenses já conhecessem sobre o assunto da parusia quando das 3 semanas que Paulo pregou por lá, e dos ensinamentos de Silas e Timóteo na igreja (1 Ts. 4.15; 5.4 - recorrendo a Jesus em Mt. 24.43; Lc. 12.39-40).
- a preocupação dos tessalonicenses quanto aos crentes que morriam é tratada ao falar sobre o arrebatamento dos vivos e ressurreição dos mortos (1 Ts. 4.13-18). Criam que Jesus viria, mas o que aconteceria com os que morreram antes da sua volta?
- o desejo de saber o tempo exato da Parusia. A resposta paulina é de que a consciência espiritual se sobressai à especulação neste assunto. Despertamento, atividade, expectação constante pela volta do Senhor resolve o problema do desconhecimento do dia escatológico (1 Ts. 5.1-11).

Rev. Djilas de Abreu

0 comentários:

Postar um comentário