Aula de NT II

Posted by cerp On sexta-feira, 22 de março de 2013 0 comentários

Assunto: II Tessalonicenses
Texto base: O Novo Testamento - sua origem e sua análise. TENNEY, pgs. 295-298
Propósito: Conscientizar que tal epístola é completa em conteúdo doutrinário para a igreja primitiva sobre assuntos da escatologia.
Método: expositivo-interativo 

INTRODUÇÃO:
O propósito de Paulo era combater a idéia incorreta de que o dia de Cristo se encontrava já perto cronologicamente, estabelecendo critérios definidos para os tessalonicenses reconhecerem a aproximação do dia do Senhor - 2 Ts 2.2

O problema gerador da epístola provavelmente foi uma má compreensão da doutrina da escatologia, feita pela pregação e alusão de Paulo na 1a epístola. É também certo que havia ensino desta doutrina por parte de uma fonte espúria, e Paulo está, certamente, repudiando qualquer doutrina falsamente atribuída a ele por outras pessoas  - 2 Ts. 2.2

APRECIAÇÃO
1) critérios fáceis de compreensão naqueles dias tanto para Paulo quanto para os tessalonicenses, não são fáceis ao nosso entendimento atual. Ex. "o que o detém" é de dificílima interpretação - 2 Ts. 2.6-7

2) Basicamente são acontecimentos principais que pressagiarão a volta do Senhor:
a) Súbita aceleração do afastamento da santidade - 2 Ts. 2.3

b) Remoção de qualquer influência impeditiva - 2 Ts. 2.6-7

c) revelação completa da encarnação do mal animada por Satanás, opondo-se e exaltando-se a si própria acima de tudo que se chame Deus - 2 Ts. 2.4,9

3) O mistério da iniqüidade e o mistério de Cristo se desenvolvem paralelamente, de modo velado no mundo, sendo que por fim uma colisão inevitável leva Cristo a triunfar no seu regresso pessoal à terra.

4) Cap. 3: exortação ao trabalho e dignidade cristã - 2 Ts. 3.6-11. Tal repreensão se deu, pelo fato de um grupo de Tessalonicenses terem abandonado seus trabalhos, a fim de aguardarem ociosos pelo aparecimento de Cristo, que os libertaria dos males e tensões deste mundo.

5) A palavra "tradição" empregada por Paulo - 2 Ts. 2.15; 3.6.
a) Significa um conjunto de doutrinas que eram pregadas oralmente, e foram preservadas e formuladas com exatidão. Incluía também preceitos éticos, constituição de regra de conduta que os irmãos tessalonicenses podiam seguir - 3.6
b) Sua autoridade era reivindicada como mensagem de Deus - 2 Ts. 3.14, compare com 1 Ts. 2.13

CONCLUSÃO:
Em I e II Tessalonicenses estão representadas, praticamente, todas as principais doutrinas do catálogo da fé, contendo um corpo bastante completo de ensino teológico.

Rev. Djilas de Abreu

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