Assunto: II Tessalonicenses
Texto base: O Novo Testamento - sua origem e sua análise.
TENNEY, pgs. 295-298
Propósito: Conscientizar que tal epístola é completa em
conteúdo doutrinário para a igreja primitiva sobre assuntos da escatologia.
Método: expositivo-interativo
INTRODUÇÃO:
O
propósito de Paulo era combater a idéia incorreta de que o dia de Cristo se
encontrava já perto cronologicamente, estabelecendo critérios definidos para os
tessalonicenses reconhecerem a aproximação do dia do Senhor - 2 Ts 2.2
O
problema gerador da epístola provavelmente foi uma má compreensão da doutrina
da escatologia, feita pela pregação e alusão de Paulo na 1a epístola. É também
certo que havia ensino desta doutrina por parte de uma fonte espúria, e Paulo
está, certamente, repudiando qualquer doutrina falsamente atribuída a ele por
outras pessoas - 2 Ts. 2.2
APRECIAÇÃO
1)
critérios fáceis de compreensão naqueles dias tanto para Paulo quanto para os
tessalonicenses, não são fáceis ao nosso entendimento atual. Ex. "o que o
detém" é de dificílima interpretação - 2 Ts. 2.6-7
2)
Basicamente são acontecimentos principais que pressagiarão a volta do Senhor:
a)
Súbita aceleração do afastamento da santidade - 2 Ts. 2.3
b)
Remoção de qualquer influência impeditiva - 2 Ts. 2.6-7
c)
revelação completa da encarnação do mal animada por Satanás, opondo-se e
exaltando-se a si própria acima de tudo que se chame Deus - 2 Ts. 2.4,9
3)
O mistério da iniqüidade e o mistério de Cristo se desenvolvem paralelamente,
de modo velado no mundo, sendo que por fim uma colisão inevitável leva Cristo a
triunfar no seu regresso pessoal à terra.
4)
Cap. 3: exortação ao trabalho e dignidade cristã - 2 Ts. 3.6-11. Tal repreensão
se deu, pelo fato de um grupo de Tessalonicenses terem abandonado seus
trabalhos, a fim de aguardarem ociosos pelo aparecimento de Cristo, que os
libertaria dos males e tensões deste mundo.
5)
A palavra "tradição" empregada por Paulo - 2 Ts. 2.15; 3.6.
a)
Significa um conjunto de doutrinas que eram pregadas oralmente, e foram
preservadas e formuladas com exatidão. Incluía também preceitos éticos,
constituição de regra de conduta que os irmãos tessalonicenses podiam seguir -
3.6
b)
Sua autoridade era reivindicada como mensagem de Deus - 2 Ts. 3.14, compare com
1 Ts. 2.13
CONCLUSÃO:
Em
I e II Tessalonicenses estão representadas, praticamente, todas as principais
doutrinas do catálogo da fé, contendo um corpo bastante completo de ensino
teológico.
Rev. Djilas de Abreu
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