Sobre o Congresso Vida Nova em João Pessoa

Posted by cerp On terça-feira, 22 de março de 2011 0 comentários
          


No último final de semana estivemos no Centro de Convenções Cidade Viva, onde participamos de um congresso sobre Teologia Brasileira, que já tem uma tradição no meio evangélico brasileiro. Nos três dias de palestras (17-19 de março) ouvimos Wayne Grudem, Franklin Ferreira e Jonas Madureira, bons teólogos que bem preparados expuseram com simplicidade e maestria temáticas teológicas e filosóficas.


Grudem, apresentado como o autor do livro teológico mais vendido no mundo atual (Teologia Sistemática), era esperado como um palestrante que ministraria a partir de uma plataforma acadêmica. Surpreendeu a todos quando disse que a ênfase acadêmica poderia ser encontrada em seus livros, mas que na sua palestra o enfoque seria pastoral ou até mesmo devocional. Falando sobre oito (8) desafios para líderes cristãos, com muita simplicidade e profundidade os apresentou na seguinte ordem: 1) Antes de tudo guarde o seu coração, Pv. 4.23, Lc. 6.44, pois tudo o que está no seu coração é para impactar as pessoas. 2) Confie na Palavra de Deus e ensine fielmente. Pv. 30.5; Sl. 12.6; Atos 20.26-27; ensine com ousadia a Palavra de Deus, não seja covarde. 3) aprenda a conhecer a direção do Espírito Santo. Rm. 8.14, Atos 16.6. Deus não vai abençoar o que ele não chamou você para fazer; O Espírito Santo nunca vai dirigir você para desobedecer a sua Palavra; Não seja auto-suficiente na direção do Espírito, busque a orientação nos que são próximos de Deus em oração! 4) Faça a obra de Deus do jeito de Deus. 2 Cor. 4.2; Sl. 37.3. 5) Diga a verdade, não minta. Ex. 20.16; Cl. 3.9. 6) Corrija outros com brandura. 2 Tm. 2.24; Deus persuade sobre a verdade com gentileza. 7)  Mantenha os limites que protegem o seu povo tanto do lado de dentro como do lado de fora. Gl. 2.4; Isaias 56.10. Proteja a igreja dos falsos mestres. 8) Trabalhe duro.  Cl. 1.28-29; O Espírito Santo responde orações quando estamos prontos a trabalhar duro pelo avanço do Seu Reino.


Franklin Ferreira falou sobre "A Relevância da Teologia Sistemática no Contesto Brasileiro", introduzindo com o perfil e a expansão do cristianismo global, enfatizando a grande concentração de cristãos na América Latina e África, com um perfil de rigorismo ético dentro da pobreza. Em seguida, define teologia sistemática como oriunda de três contextos: histórico, Bíblico e atual, sendo uma exposição coerente das doutrinas e da fé cristã, baseada nas Sagradas Escrituras, com aplicação na vida. O alvo da teologia sistemática é ajudar as pessoas a viver e a morrer bem, tendo sua importância na CONFISSÃO DE FÉ DA COMUNIDADE CRISTÃ e nos TEMAS IMPORTANTES NO NOSSO CONTEXTO, temas esses tidos como a autoridade da Escritura, a definição das doutrinas essenciais da fé cristã, o repensar do que é Avivamento e Renovação, o Repensar a violência, os parâmetros entre Liberdade Religiosa e Liberdade de Expressão, e Estrutura Política e embate ideológico. Concluiu falando sobre o papel da Teologia Sistemática na elaboração do sermão, e o perigo das heresias que são "as contas não pagas da Igreja".


Jonas Madureira, Pastor e Filósofo se ateve ao tema TEOLOGIA EVANGÉLICA E O MUNDO NIILISTA. Definiu teologia evangélica como toda e qualquer teologia que tem seu compromisso com a autoridade das Escrituras e destacou o duplo desafio do mundo Niilista: 1) Reafirmar a autoridade da Palavra de Deus; 2) Reafirmar o coração do homem como centro da maior experiência religiosa da vida e autoridade e suficiência da Palavra de Deus.. Define Niilismo como perspectiva do nada, do vazio.

0 comentários:

Postar um comentário