Assunto:
Filipensens e Colossenses
Texto
base: O Novo Testamento - Sua origem e análise - MERRIL C. TENNEY; História da Literatura Cristã Primitiva -
Introdução ao Novo Testamento - PHILIPP VIELHAUER
Propósito:
mostrar a apologética paulina frente aos heréticos de sua época, que procuravam
assaltar a mentalidade da igreja gentílica nas regiões da macedônia e da
Frígia.
1) Pano de Fundo
a)
A igreja na cidade de Colossos: localidade da Frígia, interior asiático, cidade
decadente nos tempos de Paulo. O
apóstolo não havia visitado Colossos conforme nos mostra sua afirmação em Cl.
2.1. Epafras foi seu evangelizador (1.7), enquanto Paulo pregava em Éfeso.
b)
A igreja na cidade de Filipos: Fundada na segunda viagem missionária, esta
igreja se caracterizava por forte presença feminina, a qual exercia liderança
na igreja (4.2-3). A igreja sustentou Paulo no início de seu ministério na
macedônia. Com a prisão de Paulo em Roma, mais uma vez a igreja se associou a
Paulo com donativos para suprir suas necessidades (4.10-14). Tais donativos
foram levados por Epafrodito, que também foi quem levou esta epístola para a
igreja de Filipos (2.25-29)
2) Heresias:
a)
Em Colossos: cidade localizada na rota comercial entre oriente e ocidente,
trazia transportados para Roma produtos comerciais e religiões do oriente.
Sendo a cultura religiosa da cidade frígia altamente mística e emotiva, isto
gerou uma heresia peculiar dentro da igreja cristã. Esta heresia
caracterizava-se por elementos tais como:
-
uma filosofia baseada num saber secreto de antigas tradições, não sendo a
filosofia legítima que parte do pensamento crítico e racional (2.8). Esta
filosofia permitia um conhecimento místico da Deidade, arrebatando a igreja com
novas idéias, como ascetismo (2.18,20,21), adoração dos anjos que eram
intermediários entre Deus e os homens (2.18), abstinência alimentar e
observância de festas e cerimônias (2.16).
-
um legalismo judaico resultante do contato com a população judaica da Ásia
menor (2.11,17) .
-
uma supervalorização dos seres cósmicos do universo, poderes que interagiam na
obra da salvação (2.15,18).
Quem
seriam os heréticos? Segundo Vielhauer
os elaboradores e propagadores não eram nem gentios nem judeus, mas eram
cristãos que se intitulavam os verdadeiros cristãos.
A
resposta paulina foi uma apresentação positiva da pessoa de Cristo, sublinhando
que todas as filosofias, poderes espirituais, observâncias e restrições
cerimônias eram secundários em relação à preeminência de Cristo. Por isso, a
epístola aos colossenses é a epístola da supremacia de Cristo, sendo Ele
preeminente na criação, na redenção, na igreja e na vida pessoal (1. 15-19;
2.9).
b)
Em Filipos: dentro da igreja filipense parecia não existir qualquer heresia que
exigisse ação disciplinar. Os judaizantes aparecem mais como um perigo
potencial do que presente (3.2). Paulo buscar mais direcionar pastoralmente a
caminhada celeste dos filipenses (3.17-21) do que refutar erros doutrinários,
apesar de usar linguagem veemente.
Paulo
fala aos filipenses basicamente sobre dois temas:
- o
primeiro, o EVANGELHO.
Em
1.5 "comunhão no evangelho" (texto grego), 1.7 "confirmação do evangelho", 1.12
"proveito do evangelho", 1.16 " defesa do evangelho", 1.27
"conforme o evangelho", 1.27 " fé do evangelho", 2.22
"serviço do evangelho" (texto grego), 4.3 "trabalho no
evangelho", 4.15 "princípio do evangelho".
O
termo Paulo designava como: um corpo de fé, uma mensagem, esfera de atividade
delimitada pela pregação.
Sua
essência exprime dois aspectos: em 2.8 é o aspecto histórico ou objetivo, a boa
nova de que Cristo morreu pelos homens; em 3.9 o aspecto pessoal ou subjetivo,
assegura que os homens podem possuir a justiça de Cristo perante Deus.
- o
segundo ALEGRIA.
Na
prisão Paulo corria o risco de execução súbita, no entanto sem qualquer
pessimismo na epístola, Paulo se alegrava: 1.3, ao lembra-se dos filipenses;
1.18, por Cristo ser pregado; 2.2, pelo crescimento em humildade de seus
seguidores; 2.17, pelo seu sacrifício pessoal por amor a Cristo; 4.10, pelos
donativos e boa vontade dos seus amigos.
IMPORTANTE:
Filip. 2.5-11 e 3.2-15 são os trechos de maior relevância na epístola.
Respectivamente exprimem a suprema obediência de Cristo à vontade do Pai e a
suprema paixão de Paulo, servo que queria atingir o objetivo de ser tal qual
Cristo. Com o exemplo de Cristo e o seu próprio, Paulo exemplifica aos
filipenses a natureza da humildade a ser vivenciada.
3) Resultados do encarceramento de
Paulo
*
Seu ministério continuou junto às igrejas, por meio de epístolas e por seus
auxiliares;
*
As epístolas da prisão trazem revelação preciosa pelo tempo que a reclusão
forçada, proporcionou a Paulo para oração e contemplação.
* O
apelo feito a césar por sua parte, levou o cristianismo a ser considerado pelos
romanos como fora do estandarte do judaísmo, podendo progredir fosse
legalmente, ou demonstrando o seu poder caso considerado ilegal.
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