Basicamente, encontramos cinco (5) características principais de uma interpretação cristã da história:
1ª) A História é um desenvolvimento dos propósitos de Deus.
a) Na História sacra, a redenção em Cristo do seu povo está dimensionada na história da raça humana, na história de uma nação – Israel, na história de uma pessoa – Jesus de Nazaré, e na história de um movimento – a igreja cristã.
b) Existem eventos reveladores de Deus, pois Deus se revela mediante atos e palavras, eventos e Escritura, essa interpretando tais eventos.
c) A história sacra é a chave para se entender todo o sentido de toda a história, que está sob o controle de Deus, sendo a história uma revelação de Deus.
2ª) Deus é o Senhor da História.
a) Olhando para a escritura: AT – Salmo 103.19; 2 Cronicas 20.6; Pv. 21.1. NT – Efésios 1.11; Atos 17.26.
b) Deus está no controle da história, usando as obras malignas dos homens para servir a seu propósito: venda de José pelos irmãos ao Egito (Gen. 50.20); a crucificação de Jesus ( Atos 4.27-28); Salmo 76.10. Tudo que ocorre na história serve a seu propósito, de uma forma ou de outra: os ímpios impérios Assírios e Persas foram seus instrumentos na consecução de seu projeto histórico para Israel (Isaías 10.5,12,24-27; 44.28; 45.1).
c) Nações e indivíduos são usados conforme a Ele apraz, e Ele domina sobre seus planos: Romanos 2.5; 8.28.
d) Em face disso, há um sentido e direção na história.
3ª) Cristo é o centro da história.
a) a vinda de Cristo é o fato central da história cristã, fato único, não repetitivo. Enfoca o todo da história universal ( Berdyaev). O sistema cristão de contagem de tempo é o sistema comum no mundo ocidental (Oscar Cullmann).
b) Pela perspectiva neo-testamentária o passado é o ponto central da história, após a vinda de Cristo houve um mover do futuro para o passado como ponto central. A determinação do futuro pelo evento-Cristo é pela imposição do modelo divino Providência e redenção sobre a história.
c) A história humana é completamente dominada por Jesus Cristo, sendo ela a esfera da redenção de Deus.
4ª) A Nova Era já foi instaurada.
a) quem se torna membro do reino de Cristo, começa por meio dele a viver no novo mundo (Lucas 7.28). Pela fé o cristã já vive na Nova Era (Ef. 2.5-6). O crente neo-testamentário foi transferido da velha era do pecado para a nova era da liberdade cristã. Paulo era o proclamador de um novo tempo (Ridderbos).
5ª) Tudo na história se move em direção a um alvo: os novos céus e a nova terra.
a) A instauração da Nova Era por Cristo aponta para uma consumação final ainda futura por ocorrer, sendo este o alvo.
b) Há uma era messiânica presente e uma era que ainda é futura. O Reino de Deus foi estabelecido, mas ainda não chegou à consumação final.
c) O alvo da redenção divina é a renovação do Cosmos, possuindo a redenção de Deus dimensões cósmicas (Gen. 3.17-18; Romanos 8.19-23; Efésios 1.9-10; Colossenses 1.19-20).
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