Elementos básicos de uma Cosmovisão

Posted by cerp On terça-feira, 24 de maio de 2011 0 comentários


            Definimos Cosmovisão como Filosofia ou uma série de crenças a respeito das questões mais importantes da vida. Na modelagem de uma Cosmovisão, deve-se dar tratamento adequado aos princípios mais básicos da filosofia, a saber:
- epistemologia, ramo da filosofia que se preocupa com a teoria do conhecimento;
- metafísica, parte da filosofia que se volta para a teoria da realidade;
- ética, disciplina que se preocupa com o certo e o errado, com o como alguém deve viver, voltando-se para a teoria da moral.
- Política, ramo da filosofia que tem a ver com a teoria de governo.
            Vamos a cada um destes elementos elucidando melhor sua relação com as demais cosmovisões formadas a partir de cada um:

1)     EPISTEMOLOGIA

A base de qualquer sistema filosófico ou teológico. Na história da filosofia têm existido três principais teorias não cristãs de conhecimentos.
a) Racionalismo: a razão a parte da revelação ou da experiência sensorial, fornece a fonte primária ou única da verdade.
b) Empirismo: mantém que todo conhecimento origina-se a partir dos sentidos físicos, onde a mente é uma tabula rasa no nascimento.
c) Irracionalismo: anti-racional e anti-intelectual, postulando que a verdade nunca pode ser obtida. Verdade é subjetiva, pois a realidade nunca é comunicada proposicionalmente.

A epistemologia cristã tem seu axioma na revelação proposicional dos 66 livros do AT e NT. Nela não há dicotomia entre fé (revelação) e razão (lógica), pois ambas andam de mãos dadas. O cristianismo é um sistema racional de pensamento, a fé cristã depende da persuasão da razão, pois é necessário um pensamento coerente para proclamá-la e entende-la.

2)     METAFÍSICA

O estudo das questões últimas. Todos os metafísicos, sejam monistas ou pluralistas, materialistas ou idealistas, todos eles em geral estão preocupados sobre o problema do “um e os muitos”. Como pode haver tantas coisas diversas no mundo, embora também pareça haver uma unidade básica? No meio de tanta complexidade, como pode haver ainda simplicidade?

Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino, Kant e Hegel enfatizaram ora um ou outro, tentaram separar ou sintetizar os universais e particulares, e não houve um consenso ou aceitação definitiva pela coerência.

Só a filosofia cristã responde o problema com a doutrina da trindade. Nela, há unidade no meio da diversidade pelos arquétipos (razões eternas) de Deus na criação do mundo, conforme Aurélio Agostinho.

3)     ÉTICA

Ética e moral são tecnicamente distintos. Ética é uma disciplina que visa descrever obrigações para a humanidade. Moral descreve o comportamento padrão de indivíduos e sociedade, o que as pessoas fazem. A Ética de alguém deve determinar sua moral, sendo uma questão de autoridade. Ética tem a ver com o que a pessoa deve fazer.

No cristianismo a Ética depende da revelação. A distinção do certo e do errado está em inteira dependência dos mandamentos de Deus, o decálogo.

Muitos sistemas éticos não cristãos têm causado impacto negativo no cristianismo, dentre eles os principais são o legalismo, antinomianismo e o situacionismo.

4)     POLÍTICA

A cosmovisão cristã sustenta três instituições bíblicas principais ordenadas por Deus. Elas funcionam de acordo com a autoridade, sendo expressa pelas Escrituras. São elas:
- família;
- igreja;
- estado ou magistrado civil.

A família é a instituição primária e o fundamento das outras duas. Na cosmovisão bíblica Igreja e Estado são instituições separadas por Deus e governadas por Sua Lei. 

0 comentários:

Postar um comentário